terça-feira, 25 de outubro de 2016

Conde Drácula

Personagem: Conde Drácula

História: Romance escrito pelo irlandês Bran Stoker em 1897 e, a partir do qual, surge o Conde Drácula. O personagem é um vampiro e, como é característico de tal espécie fictícia, tem hábitos noturnos, necessita de sangue para sua sobrevivência e repugna totalmente o alho e os crucifixos.
A história de Stoker é contada através de cartas. Nelas episódios são narrados tendo como mistério central as atividades de uma criatura que amedronta as pessoas pondo-as em alerta frente a suas investidas que raramente são flagradas.
Inicialmente o Conde Drácula vive na Transilvânia onde é visitado, no início da história, por um advogado inglês, Jonathan Harker que está a serviço de um cliente envolvido com o Conde Drácula em uma transação imobiliária. Não demora e o advogado descobre que está hospedado no castelo de um vampiro. Ocorre que Harker fica preso no Castelo e Drácula parte em direção à Inglaterra em um navio no qual também seguem 50 caixas de terra da Transilvânia. Para sobreviver a longa viagem, o vampiro se alimenta do sangue da tripulação, poupando apenas o capitão, que narra a história e a fuga do que ele descreve como "um grande cachorro".
A partir daí Drácula compra várias propriedades pelas quais espalha seus caixões. Passa então a ser conhecido como Conde de Ville. Mas busca sempre pessoas das quais possa se alimentar com sangue fresco.
Em sua estada na Inglaterra, o Conde faz inimigos como  Abraham Van Helsing e posteriormente sua noiva Mina Murray, os quais partem em uma caçada ao vampiro que só terminará próximo ao seu castelo na Transilvânia.

Características: Egocêntrico, individualista, inteligente, educado, forte e sentimental.

Sugestão de tema filosófico: Soren Kierkegaard e o sentido de uma existência singular; Agostinho de Hipona e o problema do mal.

Provocações:
É a solidão do Conde Drácula o que lhe confere sentido à existência.
O Conde Drácula representa a existência do mal? Que relação pode-se fazer entre isso e o problema do mal em Agostinho de Hipona?
O Conde Drácula vive isolado, mas sua sobrevivência depende de outras pessoas. Isso significa um problema, porque contraditório?

Sugestão de material:
KIERKEGAARD, Søren. O conceito de Ironia. Trad. Álvaro Valls. Petrópolis. Ed. Vozes, 1991.
AGOSTINHO, S. Confissões. Trad. Petrólolis. Ed. Vozes
AGOSTINHO, S. Coleção: Os Pensadores: Santo Agostinho. Trad. J. Oliveira Santos s. j. e A. Ambrósio de Pina s. j. - Angelo Ricci. São Paulo. Ed. Abril Cultural. 1973.
STRATHERN, P. Santo Agostinho em 90 minutos. Rio de Janeiro. Jorge Zahar Ed, 1999.
GARDINER, P. Kierkegaard. São Paulo. Ed. Loyola, 2001.
BOEHNER, P. e E. Gilson. História da Filosofia Cristã. Petrópolis. Ed. Vozes, 1982. 

Audiovisual:
https://www.youtube.com/watch?v=DQWpF-b0if0
https://www.youtube.com/watch?v=qpq-29szMF0

Blogs e sites:
http://www.vampir.com.br/
http://vampiros-reais.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário