terça-feira, 25 de outubro de 2016

Aquiles

Personagem: Aquiles

História: Aquiles foi um guerreiro grego apresentado pelo poema lírico A Ilíada cuja autoria é atribuída a Homero. Filho de Tétis e  Peleu, Aquiles era um poderoso guerreiro, o maior deles, mas suas qualidade também o diziam como o mais belo dentre todos os heróis.
A Ilíada tem como objetivo descrever acontecimentos sobre a guerra de Troia. Ora, um combate que opôs gregos e troianos e que pode ter como motivo tanto o amor de Helena, a mais bela de todas as mulheres, quanto a ganância de Agamenon cujo objetivo é dominar todo o mar Egeu.
Helena, casada com Menelau, que por sua vez era irmão de Agamenon, foge para Troia nos braços do jovem príncipe Páris, segundo filho do rei Príamo. Tendo a fuga de Helena para Troia como pano de fundo, Agamenon reúne enorme exército e parte para guerra contra os troianos. No entanto, a vitória não será atingida sem o apoio de Aquiles e dos Mirmidões (ferozes guerreiros).
Aquiles luta bravamente, mas não se submete às ordens de Agamenon. Além disso, apaixona-se por Briseis, uma sacerdotisa troiana e enfrenta toda uma guerra pelo desejo de que seu nome atravesse os séculos. Aquiles deseja ser lembrado como o maior de todos os heróis e para isso deve lutar na maior de todas as guerra: a guerra de Troia.

Características: Corajoso, vaidoso, forte e guerreiro.

Sugestão de tema filosófico: Aristóteles e a ética; Michel de Montaigne o ceticismo e a ética.

Provocações:
A felicidade de Aquiles está em ser reconhecido através dos tempos. É possível relacionar essa afirmação a ideia aristotélica de eudaimonia?
Aquiles age segundo uma ética. Reflita sobre isso.
É correto afirmar que, de acordo com o pensamento de Montaigne, a postura de Aquiles não é absolutamente certa ou errada porque depende de uma relação com alguma ética?

Sugestão de material:
MONTAIGNE, M. Ensaios. Trad. Sergio Milliet. vols. 1 e 2, Coleção Os Pensadores, Ed. Abril Cultural, 1972.
BURKE, P. Montaigne. Trad. Jaimir Conte. Edições Loyola. São Paulo, 2006.
EVA, L.A.A. A Vaidade de Montaigne. Discurso editorial: São Paulo, 2003.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Trad. António Caeiro. Lisboa. Ed. Quetzal, 2004.
MARCONDES, D. Textos Básicos de Filosofia: de Platão a Foucault. Rio de Janeiro. Jorge Zahar ed. 2015.


Audiovisual:
http://www.filmesonlinenopcgratis.net/filme-online-troia-dublado-gratis/

blogs e sites:
http://iliadaemportugues.blogspot.com.br/
https://psicanaliseblog.com.br/tag/iliada/

Nenhum comentário:

Postar um comentário